Aprende a desenvolver

2.3- Envelhecimento-Percurso da vida adulta

 

    Em muitas culturas e civilizações, principalmente as orientais, o velho, o idoso é visto com respeito e veneração, representando uma fonte de experiência, do valioso saber acumulado ao longo dos anos, da prudência e da reflexão. Enquanto em outras, o idoso representa "o velho", "o ultrapassado" e "a falência múltipla do potencial do ser humano".

    O envelhecimento é um processo pessoal, natural, indiscutível e inevitável, para qualquer ser humano, na evolução da vida. Nessa fase ocorrem sempre mudanças biológicas, fisiológicas, psicossociais, económicas, etc.

    Há duas formas básicas de ocorrerem essas mudanças, de maneira consciente e tranquila ou a maneira de ser sentida com grande intensidade Tudo dependerá da relação da pessoa com a velhice. Os sinais característicos dessas mudanças são nítidos por conta da acção do tempo e da sociedade. As mudanças, com a velhice; são as seguintes:

  1. Mudanças Físicas:

    São graduais e progressivas: aparecimento de rugas e progressiva perda da elasticidade e viço da pele; diminuição da força muscular, da agilidade e da mobilidade das articulações; aparição de cabelos brancos e perda dos cabelos entre os indivíduos do sexo masculino; redução da acuidade sensorial, da capacidade auditiva e visual; distúrbios do sistema respiratório, circulatório; alteração da memória e outras.

  1. Mudanças Psicossociais:

    Modificações afectivas e cognitivas: efeitos fisiológicos do envelhecimento; consciência da aproximação do fim da vida; suspensão da actividade profissional por aposentadoria: sensação de inutilidade; solidão; afastamento de pessoas de outras faixas etárias; segregação familiar; dificuldade económica; declínio no prestígio social, experiências e de valores e outras.

  1. Mudanças Funcionais:

    A pessoa começa a necessitar de ajuda para desempenhar actividades básicas, como andar, escrever, etc... Com o decorrer dos anos a pessoa vai perdendo cada vez mais a sua funcionalidade motora, devido ao envelhecimento dos ossos e dos músculos, entre outros factores.

  1. Mudanças Socio-económico:

    Acontecem quando a pessoa se reforma, agrava-se com a necessidade da pessoa comprar inúmeros medicamentos para tentar manter a sua saúde estável.

    Existem 3 pontos fundamentais que resumem a o decorrer da vida adulta, que são:

-Jovem Adulto (21-40 anos) - o jovem adulto tanto pode estabelecer relações de proximidade e partilha com pessoas íntimas como pode distanciar-se e fechar-se, isolando-se do mundo;

-Meia idade (40-65 anos) o conflito centra-se na expansão das potencialidades de adulto e na sua transmissão aos outros, pode tornar-se inactivo, por exemplo, se acha que não consegue ou que não tem nada de interessante para transmitir;

-Velhice (a partir dos 65 anos)as pessoas fazem um balanço da sua vida: positivo ou negativo. Muitas vezes, consideram que a desperdiçaram e vêem com desespero que o fim está próximo.

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.