Aprende a desenvolver

Wilhelm Wundt

 

    Nos primeiros anos da evolução da Psicologia como disciplina científica distinta, esta foi profundamente influenciada por Wilhelm Wundt que determinou o objecto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objectivos da nova ciência.

    Wundt formou-se em medicina e ficou particularmente conhecido pela criação do que ficou considerado como o Primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, seguindo os modelos dos laboratórios das ciências naturais. Esta foi a forma mais eficaz de Wundt atingir o seu principal objectivo que era contribuir para o processo de autonomização da psicologia relativamente à filosofia. 

    Wundt decompôs a mente nos seus elementos mais simples, que são as sensações. 

    Wundt define como objecto da psicologia o estudo da mente, da experiência consciente do Homem - a consciência -  e é no seu laboratório, em Leipzig, que Wundt vai procurar conhecer os elementos constitutivos da consciência, a forma como se relacionam e associam (concepção associacionista). 

    Para atingir estes seus objectivos, Wundt utiliza como método de estudo a introspecção controlada, que consistia em observadores treinados descreverem as suas experiências resultantes de uma situação experimental. Através da introspecção, os sujeitos descreviam as suas percepções resultantes de estímulos visuais, auditivos e tácteis. Por exemplo, ouviam um som e em seguida descreviam o que sentiam e só este método permitiria, segundo Wundt, o acesso à experiência consciente do indivíduo. Com todas estas suas contribuições foi considerado por muitos  o "pai da psicologia experimental".

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.