Aprende a desenvolver

1.1-O aparecimento da psicologia como ciência

 

    Actualmente, a psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais, tentando descrever e explicar esses comportamentos de modo a poder antecipar o controlar as respostas comportamentais tanto nos homens como nos animais.

    O primeiro psicólogo a tornar a Psicologia autónoma em relação á Filosofia foi o alemão Wilhelm Wundt. Defendeu a ideia de que a psicologia era o estudo científico da consciência (da experiencia consciente) e o seu objectivo era descobrir a estrutura da experiência consciente. A psicologia obteve, então, o estatuto de ciência a partir de outros autores como Watson, Kohler, Piaget, Freud e Pavlov.

    As principais correntes que levaram a psicologia a adquirir este estatuto de ciência foram o associacionismo, estudado por Wunt, usava como método a introspecção, definindo o estudo da mente com o objecto da psicologia, o behaviorismo, estudado por Watson, empregava como método a observação comportamental e tentou tornar a psicologia numa ciência aplicável aos animais e seres humanos, o gestaltismo, estudado por Kohler utilizava o método experimental socorrendo-se também á introspecção informal, tinha como objectivo demonstrar a importância da organização da informação num todo, o construtivismo, estudado por Piaget que usava o método clínico e identificava quatro estádios de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes que eram o sensório-motor, o pré-operatório, as operações concretas e as operações formais. A psicanálise, estudada por Freud, utilizando o método psicanalítico e a hipnose, e ainda a reflexologia, estudada por Pavlov.

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.