Aprende a desenvolver

2.1-Fundamentos do crescimento e desenvolvimento

  

 

Crescimento físico e desenvolvimento: controvérsia Hereditariedade vs. Meio

    Existe uma grande polémica em saber quais destes factores, hereditariedade ou meio, é o mais importante na determinação e criação da personalidade de um indivíduo. Esta barreira foi mais marcada pela Psicologia Educacional, pois as principais influências que a Psicologia teve na educação foram através dos práticos de medidas (os aplicadores de testes de QI e de realização) que eram na sua grande maioria, defensores da hereditariedade e, dos teóricos de aprendizagem, que grande parte eram comportamentalistas, sendo assim, defensores do meio.

    A relação entre o meio e a hereditariedade compreende determinantes, como o genótipo e o fenótipo. Entende-se por genótipo, o conjunto das características hereditárias de um indivíduo, transmitidas pelos progenitores e, por fenótipo, todas as características físicas e psicológicas de um indivíduo, compreendendo assim o genótipo, mais o conjunto das influências do meio.

    O meio exerce influência sobre um indivíduo logo desde a vida intra-uterina, podendo afectar o desenvolvimento físico e mental do feto (passa pelo período germinal, período embriónico e período fetal), através da corrente sanguínea (com a ingestão de medicamentos; determinadas doenças) transmitindo para o feto, determinadas carências relativamente às substâncias consumidas. Por exemplo, uma mãe que fume ou beba durante a gravidez, está a por a saúde e o futuro desenvolvimento da criança que está para nascer, pois corre sérios riscos de transmitir uma lesão psicológica ou física irreversível no bebé, assim como a mãe ter uma depressão, que leva a um atrasamento no desenvolvimento da criança.

    Não existe sucesso genético, nem sobrevivência, sem o meio. A hereditariedade proporciona potencialidades, que necessitam do meio para se desenvolverem.

    Concluindo, a hereditariedade (componente genética) é muito importante para o desenvolvimento de um indivíduo, da sua capacidade intelectual, mas o meio é decisivo para desenvolver e “decidir”, como a componente genética se expressará.

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.