Aprende a desenvolver

Henry Goddard

 

 

Henry Goddard (1866-1957) foi um proeminente psicólogo e eugenicista no início do século XX, que incidiu principalmente sobre a hereditariedade de inteligência.

Estudou as raízes hereditárias de uma família de fraco espírito, tendo publicado o livro, “A família Kallikak” em 1912. O nome “Kallikak” é um pseudónimo criado a partir das palavras gregas Kallos (beleza) e Kakos (mau).

Acreditava que o “fraco de espírito” poderia ser atribuído a um único gene.

No estudo, a família foi dividida em dois ramos: o bom e o mau. Kallikak, quando era jovem, teve um relacionamento com uma rapariga fraca de espírito, o qual resultou de um filho ilegítimo, que se tornou o mau ramo da família. Mais tarde, Kallikak casou-se com uma mulher de boa família, o qual resultou numa filha, que constitui o ramo bom da família.

Este estudo feito por Henry Goddard, revelou que a união do seu filho, resultou em gerações atormentadas pelo fraco espírito, ou defeitos mentais (ilegitimidade, prostituição, alcoolismo), enquanto a união da sua filha, resultou em gerações normais. Assim, acreditava que a notável diferença que separa os dois ramos da família foi inteiramente devido às diferentes influências hereditárias das duas mulheres envolvidas com Kallikak.

No entanto, este estudo criou problemas graves, pois Henry Goddard concluiu que deveria ser forçada a esterialização e segregação em colónias isoladas, dos “fracos de espírito”. Também teve uma direcção anti-imigrante, mas mais tarde admitiu que muitas das suas recomendações sobre a sociedade, foram erradas. Mas, não foram só problemas, também teve contribuições, como a popularização dos testes mentais, a educação especial obrigatória, contriubindo para a educação americana.

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.